sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Bolsa de Valores - como funciona

Bolsa de Valores e Fundo Imobiliário como funciona, seguem Pari passu.
A bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de empresas de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como opções e debêntures.
Pode ser na forma de uma associação civil sem fins lucrativos, que mantém o local ou o sistema de negociação eletrônico adequado à realização de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, mas, o mais usual hoje em dia e que as Bolsas de Valores atuem como S/A`s visando lucro através de seus serviços. Seu patrimônio, no caso das associações civis, é representado por títulos pertencentes às sociedades corretoras que a compõem; no caso das S/A's este patrimônio é composto por ações. A bolsa deve preservar elevados padrões éticos de negociação, divulgando - com rapidez, amplitude e detalhes - as operações executadas.

A BM&FBovespa, a maior da América Latina e a 3ª maior do mundo.


As bolsas têm o dever de repassar aos investidores (através de revistas, boletins e meios eletrônicos) informações sobre seus negócios diários, comunicados relevantes de empresas abertas, dados de mercado e tudo o mais que contribua para a transparência das operações. No Brasil, a atividade das bolsas é fiscalizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em Portugal as atividades das bolsas é fiscalizada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

foto: : www.idea1.com.br/

A Companhia Holandesa das Índias Orientais instituiu e comercializou as primeiras ações a serem colocadas em um estabelecimento financeiro, criando a primeira bolsa de valores, localizada em Amsterdã, em 1602.

Tradicionalmente os negócios aconteciam fisicamente no próprio recinto da bolsa: pregão viva-voz. Porém atualmente as transações são cada vez mais realizadas por meios eletrônicos em tempo real, onde são colocadas as ordens pelos compradores e vendedores: pregão eletrônico.

* Os movimentos dos preços no mercado ou em uma seção do mercado são capturados através de índices chamados Índice de Bolsa de Valores.
* Os preços das ações servem também para indicar o valor de mercado das empresas cotadas em bolsa. Dessa forma, diversos negócios podem ser realizados entre elas e com outros investidores.
* A principal função da bolsa de valores é manter transparente e adequado o local para as negociações de compras e vendas de ações.



Listas de bolsas de valores

* North American Securities Dealers Automated Quotation System (NASDAQ)
* Euronext Lisbon (PSI20)
* Bombay Stock Exchange Limited (BSE)
* New York Stock Exchange (NYSE)
* Bolsa de Valores Minas - Espírito Santo - Brasília (Bovmesb)
* Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA)
* London Stock Exchange (LSE)
* Frankfurter Wertpapierbörse (Frankfurt Stock Exchange) (FWB)
* Hong Kong Exchanges and Clearing (HKEx)
* Shangai Stock Exchange (SSE)
* Bolsa de Valores da Argentina (Merval)
* Bolsa de Valores de Tóquio (TSE)
* Bermuda Stock Exchange (BSX)
* Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ) (extinta)
* Bolsa de Valores da Colômbia (BVC)

<




Nenhum comentário:

Postar um comentário